Hit the world road

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

GOOD MORNING DUBAI!!!!!!

Isto de chegar a meio da noite ao Dubai, cheia de sono (levantei-me às 5h da manhã e só cheguei aqui às 23h40 locais, o que totaliza cerca de 12h de vôos com esperas em aeroportos e aviões atrasados), fez com que quando pus os pézinhos em terra nova, quase que nem senti o calor insuportável. Sobretudo, porque o avião estava cheio de gente e com o ar gelado e a primeira impressão foi agradável. Mas assim que me apercebi, veio AQUELA bafurada tipo cobertor quentinho de Inverno e aí, siiiiiiim, UAU QUE CALORAÇA!!!! mas não me dei por vencida, porque gosto de quentinho, embora este seja misturado com muita humidade e parece que se corta à faca.
Fiquei em transe enquanto percorria o caminho de autocarro entre o avião e o aeroporto: diálogos em várias linguas, mulheres cobertas de véus e caras ocidentais com cabelos louros, ruivos, grisalhos e castanhos representando tudo o que há de cosmopolita nesta parte do planeta.
Enquanto esperava pela mala, foi mais interessante: homens de branco como manda o costume, mulheres de mãos pintadas com henné, muitos homens carregadores de malas com tez indiana, paquistanesa ou do Bangladesh. Um mar de gente a mexer-se de um lado para o outro. Curioso mundo cheio de homens. As mulheres, por estarem cobertas, parecem sombras discretas, impalpáveis (em todos os sentidos), como se não estivessem ali. Em contraste com as estrangeiras, com braços e pernas ao léu, calções curtos e saias, carne e ombros roliços.... que tentação!
Percorremos a cidade até ao hotel no meio de estradas com 5 faixas e prédios em construção. Parecia uma Expo em ponto gigante, um pais a crescer a cada segundo. Desmanchei a mala num ápice e mergulhei numa caminha aconchegante.
Acordei às 8h locais (5h da manhã em Lisboa), fresca que nem uma alface. Abri as cortinas do 6ºandar e aí vi com novos olhos até onde a vista alcança. A parte baixa da cidade está coberta de um nevoeiro feito de humidade e talvez poluição que dá um ar de suspense à cidade. Como estou na minha bolha-quarto, ainda nem sei qual a temperatura exterior, mas deve ser alta.
Vou trabalhar um pouco e tomar o pequeno-almoço