Hit the world road

domingo, 10 de agosto de 2008

Preparação profissional

Estranha esta capacidade humana de se conseguir adaptar num ápice a novas situações. Não sei se instinto de sobrevivência ou curiosidade por ir mais além, nem que seja só explorando o dentro de nós, da nossa cabeça... deixar um conhecimento sólido, palpável, constante e começar de novo a aprender. Tipo renascimento ou abrir portas a outros mundos, outras formas de estar.



Neste caso concreto, deixar o turismo para trás cheio de letras, numeros, horários, entradas, saídas, descolagens, quartos de hoteis, passeios, excursões, civilizações, geografias, culturas, negócios, preguiças, familias, solidões e afins e mergulhar em imagens, sons, sombras, palavras, emoções outras.



Impressionantes mundos profissionais lado em lado cada um na sua caixinha de instrumentos próprios, criando continuamente uma nova obra efémera mas tão cheia de cunho, de vida tão própria, que se diria pulsante.



Sinto que estou numa empresa de paixão: gente nova, de cabeça e ferramentas, ambiente zen mas com muita tensão de responsabilidade, ideias e pessoas fervilhando de acção... era uma das coisas que estava a precisar. A primeira semana de trabalho teletransportou-me para este outro mundo de produção de filmes em 3D com técnicas dignas de ficção cientifica em terras lusas para exportação para o Médio-Oriente.



Preparo-me lentamente para a primeira descolagem que ainda não tem data marcada mas que não me enerva. Não receio nem antevejo. Deixo-me ir ... dou-me tempo para me ambientar.



No novo ambiente, não há hierarquização, só equipa de trabalho. Longos momentos de concentração entrecortados por gargalhadas, troca de olhares ou espreguiçar corporal. A arte faz-se de paciência e dedicação. Quando estiver lá, a distância nunca será grande, repetem-me todos. Estarão sempre comigo. Sensação de missão espacial.



Tive também mais alguma informação prática sobre o Dubai. Conheci em Lisboa dois dos meus futuros clientes locais e as primeiras impressões lançaram semente. Homens muito novos, activos , curiosos, com inglês qb e modernos no trato. Passámos 3 dias juntos a trabalhar e correu muito bem. Aproveitei para confirmar que o ramadão começa a 1 de Setembro, situação que eventualmente me obrigará a partir mais cedo que previsto, porque entre a habituação ao clima e o respeito imposto pelas regras de jejum rigoroso de 4 luas seria aconselhável não sofrer tudo de uma vez só. O facto de estar ainda muito calor neste momento (cerca de 48º e 80% de humidade) aliado a férias e preparação do ramadão precipitam algumas datas, mas por mim, já tenho a farda vestida. Além disso, não parto só. Acompanha-me a Marisa, minha comandante de missão que já vive no Dubai há quase um ano e me vai colocar no tabuleiro correcto de xadrez.



A crónica vai longa .Vou aproveitar para fazer uma chek-list do que ainda me falta tratar antes de partir.